terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parabenos



Olá a todos!

A uns dias descobri uns novos "bichinhos" chamados Parabenos.
Comprei uma embalagem de creme com um grande símbolo que dizia - sem parabenos. 
Vendo isto fiquei curiosa, porque nunca tinha ouvido essa palavra e que pela forma como estava representada pareceu-me ser algo que não fosse muito bom.
Então fui pesquisar e o que encontrei, era até agora completamente desconhecido para mim. Assim deixo aqui um pequena explicação do que encontrei, que pode ajudar algumas das senhoras: 

O que são parabenos?

Se algumas vez leu a parte de trás da embalagem do seu champô, de certeza que viu Parabeno (Paraben) na lista dos ingredientes; Butylparaben, Ethylparaben, Methylparaben, Isobutylparaben e Propylparaben são encontrados em todo o lado, desde desmaquilhantes e champôs a creme de barbear e pasta de dentes. Estes químicos agem como conservantes, prolongando o prazo de validade inibindo o crescimento bacteriano.

Parabenos são usados em dezenas de milhares de produtos e podem ser encontrados em muitos itens – até em alguns produtos alimentares transformados – que têm a pretensão de ser “naturais” ou “hipoalergénicos” (termos que não são regidos por normas ou definições legais).

Porque razão são os parabenos prejudiciais?

A estrutura química do Parabeno é admiravelmente silimar à hormona do estrogénio; A EPA (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos, declara ter sido provado que todos os tipos de parabeno têm efeitos de desregulação endócrina. Quando os produtos que contêm Parabenos são aplicados na sua pele, estes são absorvidos pelo seu corpo e podem ser confundidos com o estrogénio, perturbando o sistema endócrino; o estrogénio em demasia – ou imitadores de estrogénio – podem causar grandes problemas incluindo aumento de peso, retenção de líquidos, depressão e possivelmente até cancro.

Parabenos e o cancro da mama:

Pesquisadores estão a investigar qual o papel que o estrogénio pode desempenhar no cancro da mama. Em 2004, cientistas do Reino Unido que detectaram Parabeno em 18 dos 20 tumores que estudaram, sugeriram uma relação directa entre o parabeno e o cancro da mama. O Breast Cancer Fund indica que também foram encontrados Parabenos em quase todas as amostras de urina examinadas numa amostra demograficamente diversificada de adultos americanos.

Parabenos e problemas no desenvolvimento físico e reprodutivo

Os Parabenos têm sido associados a outras questões de saúde relacionadas com as hormonas, incluindo malformações no desenvolvimento fetal, em mulheres grávidas, e problemas com o desenvolvimento do sistema reprodutivo masculino.

Parabenos e o aumento de peso

O estrogénio também ajuda a regular a actividade das células gordas, significando que é possível que o parabeno contido no seu champô ou noutros produtos que use habitualmente estejam a dar o pontapé de saída às suas células gordas e a fazê-la engordar.

Parabenos ameaçam o ambiente

Para além de serem um risco para a sua saúde, os Parabenos representam um risco para o ambiente. Usados no chuveiro ou na praia, podem acumular-se nos cursos de água e no solo e desorganizar as hormonas dos animais. Cientistas documentaram centenas de animais com defeitos genéticos, tais como sapos com mais que 4 pernas, afirmando que podem ser resultantes da poluição por parabeno.

A matéria apresentada foi publicada pelas seguintes fontes: Environmental Working Group e Organic Consumers Association.

4 comentários:

  1. Infelizmente, estes estão longe de ser os únicos ingredientes usados em cosmética que são potencialmente (ou comprovadamente) nocivos para a nossa saúde.

    Aqui vai um link com muita leitura interessante sobre este tema:

    http://www.safecosmetics.org/article.php?list=type&type=33

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Obrigado pelo link enviado.
    Sim, acredito que existam outros componentes mais nocivos nos produtos que usamos na nossa higiene e saúde e de que nada sabemos. Os parabenos só me despertaram a atenção, pois numa embalagem comprei referia que entre outros componentes, era livre de parabenos. E fui pesquisar.
    Penso que a partir de agora estarei mais desperta, para os componentes indicados no rótulo das embalagens.
    Um beijinho e mais uma vez obrigado,

    Silvie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Silvie. Desculpa ter-me esquecido de assinar: foi a Marta que enviou.

      Beijocas

      Eliminar
  3. Obrigado Martinha!
    Um beijinho

    Silvie

    ResponderEliminar