sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Crepes doces

Olá a todos!

A pedido de muitas famílias (nomeadamente a família da Monike) vou publicar a minha receita dos crepes.
Eu costumo fazer vários, congelo e depois vou tirando um a um quando me apetece uma "coisinha" doce.

Crepes doces
Ingredientes:

1 chávena de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de leite
3 ovos
50 gr Margarina
Sal q.b
Canela q.b

Numa tigela grande, misturar com uma vara de arames (também pode ser com uma batedeira) a farinha, o açúcar, o leite, os ovos, a margarina (para ser mais fácil, derreter durante aprox. 1 minuto no microondas) e deitar uma pequena pitada de sal e canela (a minha avó acrescentava um pouco de baunilha e também ficavam uma delícia). 
Mexer tudo até ficar uma mistura meio-líquida (se necessário juntar mais leite).
Colocar um pouco de óleo numa frigideira e limpar o excedente com papel absorvente de cozinha. Quando a frigideira estiver bem quente, colocar com uma concha um pouco da porção, começando no meio até ás pontas (não colocar muita massa, se não, os crepes ficam muito espessos e sem graça).Deixar ficar durante 1 minuto e quando a massa começar a solidificar e apresentar umas bolinhas, virar o crepe com muito cuidado, com o auxilio de uma espátula. Deixar ficar mais 1 minuto e retirar para um prato.
Repetir o processo até terminar a massa.

Para congelar os crepes, basta deixar que estes arrefeçam e depois colocá-los um a um (para não ficarem agarrados) dentro de um saco para congelar. Quando der a gulosice basta retirar um ou dois do saco e polvilhar com açúcar (como eu gosto) ou colocar chocolate, gelado ou rechear com queijo e fiambre (para os menos gulosos).

Um beijinho

Silvie 

Sem comentários:

Enviar um comentário