Olá a todos!
Sendo uma leitura assídua do site da Rede Mãe, hoje houve um artigo que me suscitou à atenção.
É um artigo pode ajudar muitas mães e pais, que tal como eu, são todos os dias bombardeados com informações que muitas vezes podem não ser verdade.
O site Rede Mãe é desenvolvido e acompanhado por uma série de profissionais de saúde, ligados à gravidez e aos cuidados com os recém-nascidos, o que pode ajudar.
Assim aqui deixo o artigo.
Um beijinho
Silvie
5 mitos sobre o recém nascido!
Quando o assunto é o bebé existem muitos mitos que são falados. Apesar de o principal intuito ser ajudar tenha em atenção que estes conselhos podem não ser baseados em pressupostos científicos.
De seguida, esclarecemos alguns mitos:
O bebé alimentado ao seio precisa de beber água. MITO!
Dar água a um bebé com menos de seis meses é desnecessário e pode mesmo ser perigoso! Um bebé que é alimentado exclusivamente pelo leite materno ou leite especial adaptado, não necessita de água extra a não ser em caso de perdas significativas de líquidos, como vómitos, diarreia, febre elevada ou perdas acentuadas de água através do suor. E lembre-se sempre – 88% do seu leite é água!!
Os bebés não vêem nada. MITO!
Quando nasce, o seu bebé já é capaz de ver o seu rosto.
De facto, os bebés conseguem ver mas a uma curta distância (entre os 15 e os 30 centímetros). A partir dos 2 meses já será capaz de fixar o olhar e focar objectos. Com 3 meses, vai conseguir acompanhar o andar das pessoas.
Se tem diarreia, não o deve amamentar. MITO!
Em caso de diarreia leve, até está recomendado aumentar a frequência da amamentação. Quando o bebé está com diarreia moderada ou grave, os pais devem procurar imediatamente a orientação dos profissionais de saúde e continuar a amamentar.
Não deve sair de casa com o recém nascido. MITO!
Dar uma volta faz bem tanto à mãe como ao bebé! Não existe uma recomendação exata sobre o momento em que o bebé pode sair de casa, mas é conveniente habituá-los a sair à rua desde cedo. Mas atenção: os passeios devem ser curtos (não superior a 2 horas). Deverá evitar levar o seu bebé a lugares com muitas pessoas, ambientes fechados onde se fume ou onde haja alguma pessoa doente.
Não deve cortar as unhas ao bebé. MITO!
Existem bebés que já nascem com as unhas grandes e estas devem ser cortadas logo após o nascimento. Use uma tesoura própria, com as pontas redondas de pontas redondas e lâminas curtas, e corte ao longo da extremidade do dedo, respeitando a sua curva, mas sem cortar demasiado para evitar acidentes. Abandone teorias antigas que mandavam os pais roerem as unhas dos bebés. A tarefa necessita de muita calma, e a melhor atura será altura quando o bebé estiver a dormir, porque só assim estará quieto.