terça-feira, 28 de maio de 2013

Quando Fores Mãe Vais Ver

Olá a todos!

Um dos meus programas de rádio favoritos é a Prova Oral, da Antena 3, com o Fernando Alvim.
Como raramente o consigo "apanhar" na rádio, oiço muitas na Internet e assim também posso escolher qual  o programa que quero ouvir. 

Ontem deparei-me com um programa que só pelo título me chamou à atenção: Quando Fores Mãe, Vais Ver!, com Ana Saragoça, que foi para o ar no dia 2 de Maio. Pois é precisamente esta a expressão que a minha mãe utiliza e utilizou durante muito tempo, quando lhe dizia que não achava bem isto ou aquilo...
No programa, recorda-nos as várias expressões que a nossa mãe utilizava, como "o já te avisei 2 vezes..." ou o mítico "é preciso eu ir ai?!", que parecem ser comuns a todas as mães. Sem dúvida, um programa divertido e que além de nos fazer rir, nos faz lembrar como a nossa mãe foi importante para o nosso crescimento e para o que somos actualmente.

Todas as expressões encontram-se no Livro de Ana Saragoça, "Quando Fores Mãe, Vais Ver!", que confesso que ainda não li, mas que fiquei muito curiosa por ler.

Aqui deixo também o link do programa da Prova Oral, do dia 2 de Maio: 

Um beijinho para todos e em especial para a minha mãe!
Silvie

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Será menino ou menina?

Olá a todos!

Hoje decidi pesquisar sobre um tema, que tem muito tem dado que falar aqui em casa nos últimos tempos.

Estamos à espera da nossa pipoquinha e desde o principio que decidimos que só iríamos saber se é menina ou menino quando nascer, pois pensamos que será uma grande surpresa e felicidade para todos. Como não temos qualquer preferência e não podemos controlar qual será o sexo do bebé, apenas queremos que venha com muita saúde.

Apesar da nossa decisão, muitos dos que estão à nossa volta encontram-se ansiosos por saber, existindo quem jure a pé juntos que será menino e outros que pelo feitio da barriga, das alterações do corpo ou até pelos enjoos inicias jurem que será uma menina. 

Assim, vim pesquisar sobre o tema, numa vertente mais cientifica e descobri um artigo feito com base numa reportagem levada a cabo pela BBC, que a aqui deixo.

Um beijinho
Sílvie


Pode-se prever o sexo do bebê pelo tamanho e o formato da barriga?


Desde tempos imemoriais, futuros papais e mamães, rodeados de parentes e amigos, tentam adivinhar, de mil maneiras, e assim que a barriga da gestante começa a aparecer, qual é o sexo do bebê. O formato pode revelar se a criança será menino ou menina? E o tamanho? A mulher enjoa mais quando está grávida de menina? Uma reportagem da BBC aborda estes e outros mitos e revela que, para quem quer mesmo saber de antemão se o quartinho deve ser rosa ou azul, as melhores saídas são exames médicos como o de sangue (acerto garantido) e a ultrassonografia (caso o bebê colabore e se mostre por inteiro).

Uma das crenças é que a barriga pontuda indica gravidez de menino, e a arredondada, de menina. Infelizmente, ela não é verdadeira (ou, pelo menos, não tem respaldo científico).

Segundo especialistas ouvidos pela BBC, duas variáveis determinam o formato da barriga: a primeira está relacionada ao tamanho e ao peso do bebê. É verdade que meninos pesam mais que meninas, o que também pode fazer com que o abdômen da gestante que espera um rapazinho fique ligeiramente mais proeminente, mas a diferença não é tanta a ponto de ser determinante nesta questão.

A segunda é a posição do feto no útero. Se as costas do bebê estiverem paralelas às da mãe, o abdômen parecerá mais arredondado. E, como a posição que o bebê adota não depende do sexo (e pode variar durante a evolução da gestação), é um mito dizer que o formato da barriga define se a criança será menino ou menina.

Também não há comprovação de que o tipo de alimento que a mãe sente ganas de comer durante a gestação esteja relacionado ao sexo do filho que carrega. E quanto ao enjoo matinal? Seria mesmo mais forte quando a mulher espera uma menina? A teoria tem até uma argumentação: a indisposição ocorreria pelo excesso de hormônio feminino na gestante. Mas este é outro mito. A maior parte dos enjoos ocorre nas primeiras 12 semanas de gravidez, quando o embrião em desenvolvimento ainda é muito pequeno e os níveis de hormônios relacionados ao seu sexo são mínimos.

Além da ultrassonografia e do exame de sangue, outros exames que podem saciar a curiosidade de pais e mães são a aminiocentese e a biópsia do vilo coriônico, mas, invasivos, eles podem levar ao aborto em casos extremos. Sendo assim, os dois procedimentos só costumam ser feitos quando se suspeita de que haja um problema com o bebê. Bons médicos não realizam estas análises apenas para que a família descubra o gênero da criança.

Há ainda uma outra indicação do sexo do bebê, mas esta é praticamente inútil, pois ocorre literalmente a poucas horas — ou minutos — de a mãe dar à luz. Sabe aquela história de que, quando é menino, o parto é mais difícil? Pois é, esta tem comprovação. Um estudo irlandês, publicado no “British Medical Journal”, analisou oito mil nascimentos ocorridos num hospital de Dublin entre 1997 e 2000. Os autores descobriram que, em média, o trabalho de parto era mais longo, e havia mais complicações, quando a criança era do sexo masculino.

O.K., também há trabalhos de parto complicados que trazem meninas ao mundo. Então, o melhor é confiar em exames médicos. Ou relaxar e esperar para ver que carinha (e sexo) o bebê tem.

sábado, 25 de maio de 2013

Ensino Pré- Escolar, por Eduardo Sá

Olá a todos,

Aqui deixo um pequeno texto sobre o ensino Pré-escolar, com o qual concordo totalmente. 
O texto foi publicado na revista Pais & Filhos e foi escrito pelo psicólogo Eduardo Sá.

Um beijinho
Silvie





Eduardo Sá e o ensino pré-escolar


“Devia ser proibido ensinar a ler e a escrever no jardim de infância”. A ideia foi defendida por Eduardo Sá no encontro “Vale a Pena ir à Pré”, uma iniciativa conjunta da Carlucci American International School of Lisbon (CAISL) e da revista Pais&filhos destinada a debater e esclarecer o valor do ensino pré-escolar na educação de uma criança.

Eduardo Sá, que começou por manifestar o seu desacordo pela “distinção que é feita entre educação infantil e ensino obrigatório”, considerou depois que ainda existem alguns “erros” nos moldes em que, por vezes, o ensino pré-escolar é praticado.

“O jardim de infância não é para aprender a ler nem a escrever”, criticou, lembrando que “as crianças antes de aprender a ler, aprendem a interpretar “ e que “não é por tornarmos uma criança um macaquinho de imitação que ela vai ser mais inteligente”. Eduardo Sá, psicólogo clínico com grande parte da sua carreira dedicada à psicologia infantil, defendeu que o jardim de infância deve antes ser um local onde a criança exerça atividade física pois, justificou, “as crianças aprendem a pensar com o corpo” e se souberem mexer o corpo “mais expressivas serão em termos verbais”.

Além disso, prosseguiu, o jardim de infância deve ser um local para a criança receber educação musical (“a música torna-os mais fluentes na língua materna”) e educação visual (“quanto mais educação visual tiverem, menos dificuldades têm de ortografia”). Por outro lado, disse ainda, as crianças precisam de “contar e ouvir histórias” no jardim de infância, sublinhando que “as histórias ajudam a pensar” e a “linguagem simbólica a arrumar os pensamentos”.

Mas, mais que tudo isso, o jardim de infância deve ser um espaço para a criança brincar. A brincadeira é um “património da humanidade” que a ajuda “a pensar em tempo real e a resolver dificuldades”, salientou o psicólogo, sublinhando que “brincar não pode ser uma atividade de fim de semana” nem os espaços para brincar podem estar confinados a pátios fechados. “É obrigatório que as crianças brinquem na rua”, defendeu.

Em suma, concluiu, “o jardim de infância faz bem à saúde” e é urgente que seja “acarinhado”. Sob pena de virmos a pagar no futuro “custos exorbitantes” por tal esquecimento.

Após a comunicação inaugural de Eduardo Sá, o encontro “Vale a Pena ir à Pré” prosseguiu com debates e workshops, nos quais estiveram em destaque, entre outros, temas como a promoção da auto-estima e da confiança, os sinais de alerta no desenvolvimento infantil e a importância da informática na primeira infância.

Publicado em PAIS & FILHOS
Domingo, 19 Maio 2013

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feira do Livro - Lisboa 2013


Olá a todos!

Ontem abriu mais uma edição da Feira do Livro, em Lisboa. 
Confesso, com grande pena minha, que já há vários anos que não vou, e este vai ser mais um, visto que a minha pipoquinha já se encontra a caminho e não me permite grandes passeios.

A feira do livro sempre fez parte da minha infância. Era aquela tarde, que com os meus pais e o meu irmão, percorríamos todas as bancas à procura de novos livros, ou de livros que não víamos com tanta frequência.

Pensando bem, o tipo de livros ia mudando, começando pelos famosos "Uma Aventura" ou "Triângulo Jota", até aos livros de adolescência, com os diários e crises existenciais aos livros técnicos para a faculdade.
Hoje tenho menos tempo, ou pelo menos não tenho lido tanto como desejaria, confesso.

Claro que hoje, a feira está muito diferente do que era, com muito mais iniciativas e espaços diferenciados.

Assim, aqui deixo algumas informações sobre a edição deste ano.

Um beijinho
Silvie



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Colabore na investigação do cancro do ovário



Olá a todos!

A Liga Portuguesa Contra o Cancro encontra-se a promover um pequeno questionário, no âmbito da investigação do Cancro do Ovário. Apenas temos que preencher um questionário relativo aos conhecimentos que temos sobre a doença. A farmacêutica Roche irá doar 1€ por cada questionário preenchido, a favor de uma bolsa de investigação criada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Grupo de Estudo do Ovário (GPECO).

Esta ajuda não tem qualquer encargo para quem responde aos questionários (inclusive não temos de dar qualquer informação pessoal) e desta forma contribuímos para o aumento da investigação do cancro que atinge mais de 500 mulheres todos os anos, sendo o responsável pela 7ª causa de morte no sexo feminino.


Um beijinho
Silvie

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alternativas à amniocentese


Olá a todos,

Sendo uma das grandes preocupações das pré-mamãs, que os seus bebés nasçam perfeitinhos e com muita saúde, os rastreios pré-natal tornaram-se num elemento fundamental durante a gravidez. No entanto, existem alguns exames, mais invasivos, nomeadamente a amniocentese, que podem trazer algumas complicações para a mãe e para o bebé.

Neste sentido, fui alertada por uma amiga, de um novo exame que poderá em muito reduzir os riscos e que tem uma elevada fiabilidade. Assim, aqui deixo uma notícia publicada pela revista Visão, onde esclarece os prós e os contras desde novo exame, assim como a comparação com os actuais testes existentes.

A partir daqui, tudo é possível: "Este novo exame representa um passo importante no rastreio pré-natal, ao conseguir decifrar parte do ADN do feto com o simples recurso a uma análise ao sangue da mãe, logo às dez semanas", explica Álvaro Cohen, médico da Unidade de Diagnóstico da Maternidade Alfredo da Costa e secretário da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal, referindo-se ao Harmony Prenatal Test, que chegou a Portugal há pouco mais de dois meses. Nem o seu preço elevado (670 euros) impediu que os laboratórios do grupo Germano de Sousa, que detém a representação em Portugal da marca, já tivessem realizado cerca de 120 testes. O grupo está a tentar estabelecer acordos com seguradoras, para comparticiparem os testes feitos aos clientes, uma vez que, no Serviço Nacional de Saúde, com o atual cenário de restrições orçamentais, essa possibilidade está, por agora, excluída.

Apesar da revolução tecnológica que representa, ao conseguir identificar possíveis malformações dos fetos, de forma direta, em vez de analisar alterações nas hormonas da mãe, o novo método não exclui a necessidade de realizar a temida amniocentese e outros exames invasivos, como a biópsia das vilosidades coriónicas. Mas "possibilita a diminuição dos testes invasivos, ao reduzir o número de falsos positivos para as trissomias 21,18 e 13", assegura a médica patologista Maria José Sousa.Rastreios a aumentar

Esta responsável pelo núcleo de diagnóstico pré-natal dos laboratórios Germano de Sousa faz também outras contas. Com os testes tradicionais, e que hoje em dia já estão integrados nas práticas clínicas de muitos hospitais e centros de saúde, cerca de 5 mil mulheres eram indicadas para realizarem testes invasivos. Com o Harmony, a taxa de falsos positivos baixa de 5% para 0,1%, o que significa que apenas uma centena de grávidas serão aconselhadas, erradamente, a sujeitarem-se a uma amniocentese. As estimativas da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal indicam que todos os anos morrem, em Portugal, cerca de cem bebés saudáveis, em consequência de complicações após a amniocentese.

Quanto à fiabilidade do teste, Álvaro Cohen também alerta para o facto de a diferença não ser significativa, uma vez que os exames combinados do primeiro trimestre já apresentam uma margem de erro de apenas 5% contra 1% do Harmony. As análises ao sangue da mãe juntamente com as ecografias de avaliação da translucência da nuca, da face e do nariz já detetam a maior parte dos casos de trissomias e podem ser feitas a partir da décima segunda semana de gestação.

Um risco que aflige pais e médicos porque, apesar das trissomias representarem apenas 0,2% das patologias da gravidez, em Portugal, o aumento da idade média das mães (mais de 20% têm idades superiores a 35 anos) faz crescer também o perigo de se verificarem alterações dos cromossomas. "Com estes avanços, penso que iremos fazer cada vez menos amniocenteses e biópsias das vilosidades coriónicas", acredita Álvaro Cohen. Mas, no caso do Harmony, considera que "o preço elevado faz com que seja indicado para poucas pessoas: apenas para as que têm dinheiro".

PRÓS & CONTRAS

As vantagens

Rastreio combinado
Consegue detetar cerca de 95% dos casos de trissomias
Custo no setor privado: cerca de €50; Gratuito no SNS e comparticipado pelas seguradoras

Teste Harmony
Redução dos casos de falsos positivos para 0,1%

Amniocentese
É um dos exames que apresentam maior fiabilidade de resultados
Custo no setor privado: €170. Gratuito no SNS e comparticipado pelas seguradoras

... e desvantagens

Rastreio combinado
Taxa de falsos positivos entre 3% e 4%
Só pode ser realizado entre as 11 e as 14 semanas de gestação

Teste Harmony
Tem um custo elevado (€670), sem comparticipação das seguradoras ou do SNS
Apenas despista três tipos de trissomia, não analisa outras malformações

Amniocentese 
É feita apenas a partir das 15 semanas
Sendo um método invasivo, apresenta entre 0,5% e 1% de risco de provocar aborto

Rita Montez (texto publicado na VISÃO 1048, de 4 de abril)

Ler mais: http://visao.sapo.pt/adeus-amniocentese=f722736#ixzz2TwEsV0dw

terça-feira, 21 de maio de 2013

Feira de Artesanato online


Olá a todos,

Hoje venho partilhar com todos, um pequeno site que descobri por acaso e que se encontra recheado de coisinhas muito engraçadas.

O site chama-se Artemix e nele pode-se encontrar diversos artigos de artesanato das mais variadas categorias, desde mobiliário, a artigos de costura, brinquedos, bijutaria até artigos comestíveis. Os artigos podem ser comprados directamente no site.

O site é composto por diversas "lojas" que apresentam várias peças originais, ideais para que quer algo diferente e personalizado.O site possibilita ainda a criação da nossa própria loja e nele podemos ainda encontrar workshops, cheques prenda e dicas de como fazer coisas originais em casa.


Um beijinho
Silvie

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bonecos com cabelo de relva

Olá a todos!

Hoje em conversa com umas amigas, lembrei-me de algo que marcou a nossa infância e que nunca mais vi: os famosos Bonecos com cabelo de Relva.

Eram uns bonequinhos com umas caras simpáticas (e outros com umas caras menos simpáticas), onde no topo da cabeça lhes crescia relva depois de serem regados. Era um entusiasmo para os miúdos.

Andei a pesquisar e descobri que existem vários sites que ensinam a fazê-los em casa. Dizem que demora sensivelmente 45 minutos a fazer, têm custos reduzidos e duram aproximadamente 4 a 5 meses, de acordo com o cuidado que se tenha com eles.



Assim, aqui deixo os elementos necessários para fazer um:

  • 1 meia de vidro
  • 2 colheres de sopa de sementes de relva
  • terra fresca
  • 1 copa de iogurte
  • água
  • 2 olhinhos (botões, pioneses, googly eyes)
  • marcador de tinta premanente
  • fita cola dupla
  • papeis coloridos

Colocar as sementes de relva dentro da meia e encher o resto da meia com terra.
Dar um nó na meia de forma a que a terra dentro dela forme uma bola ( não cortar o restante tecido).
Colocar os olhos e desenhe uma boca ao boneco. Pode-se ainda colocar um nariz, orelhas de acordo com a criatividade de cada um.
O boneco pode só ter cabeça ou ter o restante corpo. O restante corpo faz-se da mesma forma que a cabeça, (excluindo as sementes, se não fica muito peludo) e pode-se colocar uma gravata um laço, um vestido ...
Depois encha metade de um copo de iogurte e coloque a cabeça do boneco sobre o corpo e o resto da meia dentro do copo com água. Isto fará com que a terra fique sempre húmida.

O copo deve estar sempre meio cheio de água e deve ser verificado todos os dias.

Um beijinho

Silvie

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cogumelos em casa

Olá a todos!

Vi no outro dia, uma reportagem na televisão sobre uma nova empresa que se encontra a desenvolver um novo conceito que me chamou à atenção.

A empresa chama-se Gumelo e desenvolveu um novo conceito que consiste em produzir cogumelos dentro de casa. O cliente recebe um kit que contem substrato de borra de café e sementes. Depois é só abrir e vaporizar duas vezes por dia, para que os cogumelos comecem a crescer. Os cogumelos demoram a crescer entre 10 a 20 dias.

É um produto ecológico, pois "durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido."

O Eco Gumelo só se vende online.




Site: http://www.gumelo.com/
Facebook: https://www.facebook.com/gumelo.lda

Um beijinho
Silvie

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana do Bebé dos Olivais

Olá a todos,

Já à bastante tempo que não escrevo e confesso que já estava a ficar com saudades.

Hoje lembrei-me de escrever sobre uma iniciativa, que se encontra a decorrer na freguesia dos Olivais em Lisboa e que se destina a futuras mamãs, mamãs e bebés. Chama-se "Semana do Bebé dos Olivais" e decorre em vários em espaços, como Spacio Shopping, Piscina Municipal do Oriente, Quinta Pedagógica dos Olivais, ADCEO, entre outros e onde são feitas diversas actividades destinadas aos pais e aos bebes.

As actividades decorrem desde o dia 11 de Maio (Sábado) até ao dia 17 (6ª feira).

Deixo aqui um link e os horários onde constam todas as informações.



http://spacioshopping.pt/acontece/noticias/noticia.aspx?ID=7331
http://wjfsmo.ecivitas.net/conteudos/templates/Estrutura.asp?articleid=383&zoneid=73&z=73&sz=&n=1


Um beijinho

Sílvie